sábado, 21 de julho de 2012


Scrap Musa Carina Sartor para Craftbook.

2
Olha que legal, o Craftbook agora lança sempre uma Scrap Musa pra contar um pouco sobre a vivência no Scrap e passar um pouco pra gente do que sabe, interessante né! vou postar a entrevista feita pela Ana do Craftbook com a Carina e o LO que ela fez pra gente fazer nossa interpretação.

Craftbook

O CraftBook tem a honra de trazer mais uma scrapper super talentosa como nossa Scrap Musa: Carina Sartor!
Com um estilo inconfundível, super querida e divertida ela na certa irá inspirá-las com seus trabalhos. Carina é uma scrapper curitibana, mas que dá aulas no Brasil todo em diversas lojas especializadas e eventos.
Já fiz alguns layouts dela e são sempre super detalhados, românticos e cheios de delicadeza.
Conheçam um pouco mais sobre ela em seu blog http://carinasartor.blogspot.com.br/ e acompanhem a entrevista a seguir:

- Fale um pouco sobre você: 
Sou uma mãe e esposa apaixonada, arquiteta, scrapper à 6 anos, professora de scrap à uns 4 anos e meio. Sempre fiz artesanato pois minha mãe além de ser artista plástica, sempre foi grande incentivadora para todo tipo de arte, mas scrap foi realmente minha paixão e hoje faz parte de quem eu sou. Não me vejo mais sem!
Cocólatra assumida, gosto muiiiito de Cupcake! Combinam demais com nosso hobby, não?
- Como o scrap surgiu na sua vida?
Logo que engravidei, conheci o scrap em uma loja de material técnico de arquitetura, e logo fiz meu primeiro LO com as fotos da Ecografia da minha filhota, e em seguida os convites para o chá de bebê…mas era algo muito simples e despretencioso. Mas o vício realmente começou quando entrei pela primeira vez em uma loja de scrap…comecei a participar de várias aulas e realmente me encontrei!

- Como você definiria seu estilo no scrap?
Faço de tudo um pouco, não gosto de me rotular, porque o scrap é muito dinâmico, e meu gosto vive mudando. Mas hoje, acho que me definiria com um scrap romantico e shabby…gosto de muitos detalhes e amoooo flores. E o que mais gostou de criar são mini-álbuns!

- Scrap: Profissão, Hobby ou as duas coisas? Costuma comercializar as suas obras?
Hoje é mais profissão do que hobby…infelizmente não tenho muito tempo para curtir o processo, participar de festinhas e crops…vivo sempre na correria porque trabalho como arquiteta de segunda à sexta em uma obra à 40 minutos da minha casa, costumo montar os projetos das aulas e kits durante as noites da semana e todo sábado (quase todo) dou aula por todo país…apesar de durante as aulas eu não fazer scrap, amoooo dar aula, o que já me satifaz um bocado…Mas sempre que possível, quando minhas scrappers favoritas dão aula, tento sempre aproveitar se não tiver aula marcada! Não tenho feito scrap como hobby, mas minhas aulas me deram um bom acervo para eu guardar.

Quanto à comercializar, recebo algumas encomendas, desde LOs para quadros, como para lembrancinhas de casamento, chá de bebê, aniversário, noivado…Tenho feito bastante papelaria personalizada para festas também.

- O que te motiva e inspira?
Minha filha sem dúvida é minha inspiração maior! Claro que marido, família, viagens são muito importantes, mas faço scrap para ela. Mesmo com 5 anos apenas, tenho sempre um elogio vindo dela e ela sempre expressa que adorou o resultado e que foi a homenageada. Mesmo depois de dedicar horas em um projeto, sem dar tanta atenção à ela, ganho elogios tão gratificantes!
Claro que fotografias lindas ajudam ainda mais a fazer scrap…saímos, eu, meu marido e a Gabi as vezes para fotografarmos, e isso me motiva muito…
E os materiais lançados sempre nos deixam loucas e ainda mais inspiradas (viciadas isso sim)! Com tantas coleções lindas que são lançadas, o scrap flui ainda mais.

- Quais seus materiais e/ou ferramentas preferidos no momento?
Sempre usei muito carimbo…não tenho páginas sem pelo menos uma carimbada…mas tenho adorado os carimbões da Arte.1, Mini álbuns em chipboards da Papel Bonito, tenho adorado usar stencils (máscaras) com gesso acrílico e canvas. E não posso esquecer das facas para Sizzix…sou doida por facas…do Tim Holtz, Spellbinders…

- Qual foi sua última aquisição de scrap?
Carimbos da KaiserCraft, Carimbão de asas da Arte.1, Chipboard da Papel Bonito e Papéis da Prima e Tilda.

- Como organiza o seu tempo para o scrap?
Sempre a noite quando não estou tão cansada do trabalho. Mas sempre preciso me programar com certa antecedência, pois dependo de enviar sneaks para as aulas que darei. Tenho minha “ScrapSacada” (uma mini sacada que fechamos no meu apartamento e montei meu atelier), e acabo fazendo pelo menos um projeto por semana, e em outros dois dias dedico a montagens de kits. Mas mesmo com a rotina de aulas, não defini uma rotina (muito menos organização) para montagem disso tudo (meu marido riu muito deste comentário).

 -Tem facilidade em seguir sketchs propostos?
Adoro, facilita muito compor! Quando falta inspiração, sempre procuro por sketchs para desenvolver um projeto…além de ser mais fácil acertar!

- Você costuma buscar inspiração em sites e blogs estrangeiros de scrapbooking? Quais são seus favoritos?
Sim! Adoro muito os trabalhos das DTs da Prima, da Donna Downey, Pencil Lines, Maya Road, Ingvild Bolme…mas as brasileiras como Lari Albernaz, Ana Paula Leal são maravilhosas e super musas!

- Percebe que seu trabalho evolui a cada dia? Se sim, de que maneira acredita que isso acontece?
Com certeza. Surgem cada vez mais ferramentas que melhoram a qualidade do acabamento, e necessariamente vamos ficando mais exigentes.

- Qual a dica você daria para as scrappers do Craftbook?
No scrap não existe erro! Particularmente gosto de projetos ricos em detalhes. Mas para não pesar demais a composição, a dica que dou é: sempre, antes de colar qualquer elemento, defina tudo na página, e se precisar tirar (ou reposicionar) alguns elementos, não estragará sua página. E se algo colado precisar ser tirado e acabar machucando seu projeto, não se preocupe, pois nós scrappers desenvolvemos certa agilidade em corrigir isso, não é?
E outra dica, que sempre dou em aula, é para apostar nos contrastes! Com eles, o LO fica mais rico porque destaca cada detalhe. Misturar texturas também dá muito contraste, como misturar flores em tecido e papel.
Ainda falando em contrastes, adoro usar fotos P&B em LOs muito coloridos, pois destacam a fotografia, que não se confunde com as cores do LO. Uso sim fotografias coloridas, mas quando as cores das fotos combinam com a coleção de papéis.
Invista em ferramentas que dão melhor acabamento! Como ficamos cada vez mais exigentes, as ferramentas além de agilizarem o processo, sempre vão dar um acabamento mais fino. Ainda porque a maioria das ferramentas são para a vida toda!
O meu maior vício é por carimbos. E quase toda scrapper tem pelo menos um carimbinho…este sem dúvida é um dos materiais mais legais de “investir” pois são mesmo para a vida toda. Não servem só para scrap, poderá usar nos cadernos dos filhos. E para mantê-los por maior tempo, sempre os guarde limpos! Mantenha um lencinho umidecido nas sua bolsa de scrap!

Olhem que lindo esse LO

Agora que vocês conhecem um pouco mais da Carina, vejam o lindo trabalho que ela preparou especialmente para o CraftBook:


Vocês terão até o dia 30 de julho para liftar, ou seja, baseando-se nele criar a sua versão.
Essa versão não precisa ser literal, mas sim, usando elementos em comum criar sua própria releitura.

E aqui segue o meu:




2 comentários:

Rosilene disse...

Telma,
Adorei o seu Lo.
Está lindo!!!
Estou morrendo de saudades.
Bjus

Telma Camilo disse...

Rosi, deixei um recardo pra você no craft, se quiser ir comigo no dia 28, podemos marcar aqui em casa pra ir, ok! bjs e obrigada.

Postar um comentário